Nossa História

Localizada na Asa Sul do Plano Piloto, a Igreja Presbiteriana de Brasília é uma comunidade de amor, acolhimento e fé no coração da capital federal do Brasil. A comunidade insere-se no mundo geográfico, social, cultural e espiritual, em nome de Jesus Cristo, a fim de oferecer aos que residem aqui e no entorno, aos que mudam para a cidade e a todos os visitantes, mensagem de esperança em Jesus Cristo.

Sua história teve início em 1966, quando um grupo de membros egresso da Igreja Presbiteriana Nacional, solicitou ao Rev. Eudaldo Silva Lima que assumisse seu cuidado pastoral. O grupo era formado pelas seguintes pessoas: Hermenito Dourado, Nivaldo Miguel de Souza, Nelson Rios, Paulo de Oliveira e Silva, Marcos Machado Pimenta, Darcy Alvim Pereira, Antônio Justino da Silva, Arony Siqueira dos Santos, Leonídia dos Santos, Dilma Souza, Maria Silvana de Oliveira e Silva, Cynira Amaral Costa Alvim, Sônia de Oliveira e Silva, Alpina G. Martins, Alaora Naves Vieira, Joaquina Aires de Alarcão, Vivi Rochael Pimenta, Elda Evelina Vieira, Maria das Mercês Dourado, Perina G. Gonzada, Hélia Thompson, Sebastião Lopes, Vera Lúcia Lopes, Anita Fagundes da Silva, Saulo Ladeira, Eni Silva, Sebastiana Rochael M. Pimenta, Gabriel Rochael Galvão, Eduardo Salém, Hedweges Gomes Veloso.

Em 05 de fevereiro de 1967, no Instituto Presbiteriano Nacional de Educação, no Lago Sul, local onde hoje está o Colégio Presbiteriano Mackenzie, uma comissão nomeada pelo Presbitério de Brasília decidiu organizar a então congregação em igreja. Naquela oportunidade, 37 membros foram arrolados na qualidade de fundadores da novel igreja.
Hoje, sendo igreja estabelecida e compromissada a responder às necessidades espirituais, sociais e culturais da cidade de Brasília, a IPBsb reafirma o seu chamado e a sua missão. Nós somos uma comunidade ainda em crescimento e com desafios significativos a serem assumidos.

Nós cremos que a fé cristã histórica é expressão da verdade do evangelho e que possui poder para a transformação de vidas. Somos oficialmente compromissados ao que é conhecido como a tradição teológica reformada, conforme estabelecido na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Breve, documentos produzidos no Século XVII, na Abadia de Westminster, em Londres.  Somos jurisdicionados ao Presbitério de Brasília, concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Com todo o coração, cremos  que o princípio clássico cristão ressalta que a humanidade foi criada para experimentar e apreciar um relacionamento com Deus. Esse princípio referenciou Agostinho para fazer a seguinte declaração: “Tu nos fizeste para ti e nosso coração estará inquieto até que descanse em ti” (Confissões.1,1). A mensagem cristã central, historicamente chamada de Evangelho ou “boas novas” afirma que, por meio de Jesus Cristo, é possível ter conexão pessoal com Deus. Cremos que só podemos viver plenamente se o evangelho for acolhido, experimentado e aplicado, no dia-a-dia, em todas as dimensões da vida. Nas palavras da Confissão de Fé, os homens foram criados, como pessoas e comunidade, para “glorificar e apreciar Deus para sempre”.

 

Endereço

SHCS EQS 313/314 - Brasília, DF, 70382-000

Siga-nos

© IGREJA PRESBITERIANA DE BRASÍLIA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.