Pastores

Conheça nossos Pastores 

 

Rev. Leonardo Sahium [Pastor Efetivo]

É natural da cidade de Anápolis, Goiás, casado com Cristiane e pai de Nathan e Amanda. Doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary (RTS-EUA) e Centro de Pós Graduação Andrew Jumper (CPAJ -SP), Mestre em Teologia (CPAJ-SP) Mestre em Educação (UNESA -RJ), Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e Seminário Presbiteriano Brasil Central (SPBC-GO). MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UNESA-RJ). É o Presidente da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil. Professor de Pós-graduação em Teologia e Doutorado em Ministério. Autor dos livros Tempo para Refletir (Editora Z3) e Alegria no Senhor (Edições Vida Nova), entre outros vários títulos em co-autoria. Tem como áreas de atuação pastoral: Pregação, ensino, treinamento de liderança, mentoria de projetos de plantação e revitalização de igrejas e aconselhamento.

 

Rev. Daniel Piva [Pastor Auxiliar]

É nascido em Santo André, SP (Grande ABC Paulista), casado com Renata, pai de Rebeca e Matheus. Bacharel em Teologia pelo “Seminário Teológico Rev. José Manoel da Conceição (JMC)”; Licenciatura em Letras pela Universidade Fundação Santo André; Pós-Graduado em Teologia Filosófica pela Universidade Mackenzie; Doutorando em Ministério; no CPAJ (Centro de Pós Gradução Andrew Jumper); foi professor no “Seminário Teológico Rev. José Manoel da Conceição (JMC)” de 2003 até 2017. Atualmente é professor no “Seminário Presbiteriano de Brasília (SPB)”, desde 2018 nas Disciplinas de Antigo Testamento, Exegese, Teologia Bíblica, Hebraico Bíblico, e Prática de Pregação, onde também é Coordenador Pedagógico. Está na IPBsb desde Janeiro de 2022 como pastor auxiliar. Tem como áreas de preferência: pregação, ensino e aconselhamento.

 

Rev. Guilherme Esperança [Pastor Auxiliar]

É natural da cidade do Rio de Janeiro, RJ, casado com Paula e pai de João Guilherme. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-RJ; Advogado Regularmente inscrito na OAB/DF; Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central - Goiânia (SPBC-GO); Especialista em Teologia Pastoral pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ); Mestrando em Teologia de Missões, pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ); Pós-Graduado em Teologia e Interpretação Bíblica pela Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR). Está na IPBsb desde 2024 como pastor auxiliar. Tem como áreas de atuação pastoral: pregação, ensino e aconselhamento.

 

Rev. Carlos Eduardo Melo Lima [Congregação no Paranoá]

Natural de Goiânia, reside em Brasília desde 1980. Casado com Érika e pai de Maria Eduarda e Valentina. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Brasília – SPB. Membro da Igreja Presbiteriana de Brasília desde a infância, atualmente está envolvido com Plantação de Igreja na região do Paranoá desde 2011.

 

 

Rev. Adail Carvalho Sandoval [Emérito]

Paulista de Avencas, é casado com Clara Eline e tem seis filhos. Reside em Brasília/DF desde 1975, e foi pastor efetivo da IPBsb desde 1980. Cursou teologia no Seminário Presbiteriano do norte, Filosofia, Ciências e Letras na Universidade Mineira e Pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Entre as várias atividades exercidas, participa da organização da ONG para a Terceira Idade e está engajado na obra da Sociedade Bíblica do Brasil há mais de 30 anos.

 

 

Rev. Eudaldo Silva Lima [in memorian]

Rev. Eudaldo Silva Lima [21/04/1909], nasceu em Alto Bonito, município de Mundo Novo, Bahia.  Filho de Apolônio Silva Lima e Lucinda Guimarães da Silva.  Iniciou seus estudos na escola particular de D. Zizinha e continuou na Escola Caixeral do Prof. Pedro Góes.  Fez o segundo grau na Escola Normal Missionária, em Ponte Nova [hoje Wagner]. Seus estudos teológicos iniciou-se na tradicional instituição de ensino teológico, “José Manoel da Conceição”, o Mackenzie, em São Paulo, completando-os no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, São Paulo. Fez o curso de especialização em Teologia Pastoral, nos Estados Unidos.

Sua vida pastoral foi intensa, e fizeram parte de sua vida a Igreja Presbiteriana de Campo Formoso [11 anos]; Igreja Presbiteriana da Bahia, em Salvador [1950-1960]; Igreja Presbiteriana Nacional [fundador] e Igreja Presbiteriana de Brasília [fundador].
O Rev. Eudaldo foi cidadão brasileiro, contribuindo indelevelmente na educação, fundando escolas [Colégio Augusto Galvão] e lecionando [colégios Estadual da Bahia Central e Dois de Julho] e Elefante Branco [Brasília]. Nosso pastor também foi ativo na vida pública e política: vereador e presidente da Câmara Municipal e Oficial do Registro de Imóveis em Campo Formoso, BA; Diretor do Patrimônio da Prefeitura [Salvador]; diretor da Divisão da Secretaria do Bem-Estar Social [Salvador]; membro do Conselho de Educação do DF, tornando-se, ainda, membro da Academia Brasileira de Letras e Música, em Brasília, ocupando a 18a Cadeira.

Ao longo de sua vida, publicou várias obras, entre as quais: Martinho Lutero [uma biografia]; Escravos da Serra;  Cantigas de Fim de Safra; Cenas e Perfis na Parábola do Filho Pródigo;  Romeiros do Meu Caminho;  A Presença de Deus Face às Criaturas Humanas;  Os Régis da Quixaba e Razões de Minha Fé [Obra apologética].

Esposa: Eurídice; Filhos e Filhas: Augusto, Ednah e Eudaldo Júnior.

 

 

 

  • Timóteo Cunha [SPB]

Endereço

SHCS EQS 313/314 - Brasília, DF, 70382-000

Siga-nos

© IGREJA PRESBITERIANA DE BRASÍLIA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.